O que significa?


A saída de sangue vermelho através do ânus (o termo médico utilizado é rectorragias), frequentemente misturado com as fezes ou com coágulos, geralmente significa que a origem da hemorragia se encontra na parte baixa do tubo digestivo – intestino grosso (cólon), recto ou ânus. Quanto mais perto do ânus a lesão se situar, mais vivo será o sangue. Assim, nas hemorragias com origem no cólon esquerdo, recto ou ânus o sangue é frequentemente vermelho vivo enquanto nas lesões situadas no cólon direito o sangue adquire uma tonalidade vermelha escura ou acastanhada.

Fezes de coloração negra, tipo borra de café, e de cheiro intenso (o termo médico usado é melenas) ocorrem  quando o sangue persiste no tubo digestivo durante algum tempo. Geralmente significam que a origem da hemorragia se situa na parte alta do tubo digestivo (esófago, estômago e duodeno) ou no lado direito do cólon.
 
Algumas vezes, a hemorragia do tubo digestivo pode ser muita lenta e em escassa quantidade para causar rectorragias ou melenas, sendo detectada apenas por uma análise às fezes (sangue oculto). Associa-se frequentemente a anemia devido ao ferro que se perde com o sangue (anemia por deficiência de ferro).