Apresentação

 

O Centro Nacional de Registo de Dados  em Gastrenterologia (CEREGA) foi criado há 10 anos pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de estudos multicêntricos nacionais.

A nossa visão é fazer do CEREGA uma verdadeira incubadora para estudos de investigação clínica ou de translação, multicêntricos, e que se torne incontornável no panorama nacional a curto prazo. Para isso, queremos apoiar desde uma fase precoce todos aqueles que tenham hipóteses de investigação válidas e testáveis. Estamos conscientes das limitações que existem para os que querem investir o seu tempo em investigação mas queremos ser parte da solução e antevemos uma elevada taxa de sucesso das candidaturas.

Convidamos, desde já, todos os interessados (internos ou especialistas) a submeter as suas ideias para discussão com a Comissão Coordenadora do CEREGA.

Os benefícios para o investigador da submissão ao CEREGA serão os seguintes:

  • Possibilidade de discussão personalizada da hipótese de trabalho, e da metodologia a aplicar com médicos com experiência em investigação na área e com resposta garantida no prazo de quatro semanas. Utilização de um software de captura (Electronic Data Capture) e gestão de dados (Data Management) online, que permite de forma simplificada a realização de estudos multicêntricos – REDCap (https://projectredcap.org/). Este software foi desenvolvido pela Universidade de Vanderbilt e é amplamente utilizado em investigação clínica em centenas de centros em todo o mundo. O REDCap permite criar questionários para surveys, estudos transversais e longitudinais e efetuar randomização (caso aplicável). O CEREGA disponibiliza este serviço inovador através de uma parceria estabelecida com elementos com experiência em data management in clinical research, que trabalharão na criação dos e-CRF (electronic case report forms), e na utilização e gestão dos projetos. Este software cumpre todos os requisitos de proteção e confidencialidade de dados dos centros participantes, e garante também a análise de forma de-identificada.
  • Apoio estatístico desde uma fase inicial do projeto, incluindo apoio no desenho do estudo, cálculo de amostragem, e análise de dados quando o projeto finalizado.
  • Apoio financeiro para submissão da proposta de investigação à Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Esperamos que esta iniciativa seja do Vosso agrado e que constitua desde já um incentivo à realização de estudos multicêntricos na área da Gastrenterologia em Portugal. Estamos ao Vosso dispor para esclarecer dúvidas que existam em relação a esta iniciativa.

A Comissão Coordenadora