REDCap | SPG

redcap_spg

Guia de iniciação de projecto no REDCap do CEREGA: clique aqui.


REDCap CEREGA

O que é?
REDCap (Research Electronic Data Capture) é uma plataforma web, desenvolvida para auxiliar a recolha de dados em estudos de investigação. Foi criada pela Universidade de Vanderbilt e é neste momento utilizada por mais de 2000 instituições em todo o mundo. A SPG, através do CEREGA integra atualmente o consórcio que permite a utilização deste software.

https://projectredcap.org/

A principal vantagem do REDCap é, tal como qualquer questionário eletrónico, permitir a recolha de dados de forma estandardizada e protocolizada, aumentando a eficiência do projeto e facilitando a análise de dados, nomeadamente em projetos multicêntricos.

Quais as possibilidades e vantagens do REDCap?
Rápido – a criação de projetos e questionários é feita de uma forma simples, com apoio de um elemento especializado,  ermitindo a implementação de projetos num curto espaço de tempo.
User-friendly – a introdução de dados é simples e a interface é intuitiva e visualmente apelativa.
Web-based – acesso pode ser feito a partir de qualquer computador, através de uma página web, por uma ligação segura com autenticação.
Mobile app – possibilidade de recolha de dados offline a partir de dispositivos móveis iOS ou Android.
Seguro – os dados recolhidos estarão alojados em servidores em local seguro, monitorizados e de acesso limitado, com backups diários.
Monitorização – o REDCap grava todas as alterações de dados por data e por utilizador.
Permissões de acesso – definição do acesso de cada utilizador aos dados de cada projeto, protegendo os dados clínicos e pessoais dos doentes.
Acesso multicentro – pode ser utilizado em simultâneo por investigadores de diferentes instituições, permitindo projetos multicêntricos. O acesso aos dados pode ser configurado de modo a que cada centro só tenha acesso aos dados que introduziu, protegendo assim a informação clínica dos doentes.
O investigador principal terá acesso a todos os dados recolhidos e à total gestão do projeto, com apoio da equipa do CEREGA.
Exportação de dados – Exportação de dados de forma codificada em formato Excel, SAS, Stata, R e SPSS, com opção de de-identificação.
Questionários – Recolha de dados através de questionários via web (anónimos ou identificados)
Outras vantagens – Criação de projetos longitudinais, randomização de dados, upload de ficheiros (relatórios clínicos).

Gonçalo Leonardo
Administrador REDCap CEREGA | SPG
redcap@spg.pt