EN | Área de Sócio | Contactos            

Professor Doutor Rui Tato Marinho nomeado Diretor do PNHV

GDHs

Gastrenterologistas, Direção-Geral da Saúde e Hepatites Virais

Um gastrenterologista na DGS: uma honra e uma satisfação também para todos nós gastrenterologistas. Um Plano, Programa Nacional para as Hepatites Virais (PNHV), entre os 12 Programas Nacionais de Saúde Prioritários da DGS, em que finalmente um foi autonomizado como o das Hepatites Virais.

As hepatites virais são sem sombra de dúvida um problema relevante de Saúde Pública, considerado pela OMS como objectivo de eliminação até 2030.

As hepatites virais não correspondem apenas as cinco primeiras letras do alfabeto, tendo também uma dimensão mental e social além das consequências físicas, cirrose e carcinoma hepatocelular, responsáveis pela morte de 1 milhão de pessoas por ano em todo o Mundo.

O PNHV pode fazer a ponte com alguns programas prioritários como sejam os das Doenças Oncológicas, Actividade Física, Alimentação Saudável, Saúde Mental, Infeção VIH/SIDA, PPCIRA.

A nossa Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, tem 60 anos, dos quais 20-30 foram construídos e vividos pela geração de alguns dos nossos lideres em actividade de Direção.

Temos uma grande especialidade, uma excelente e muito activa Sociedade Cientifica.

Os milhares e milhões de portugueses afectados de forma menos grave ou mesmo mortal pelas “nossas doenças” atestam a relevância da gastrenterologia e a nossa importância perante o publico

Muitos desafios se nos colocam. Além das hepatites virais, a doença inflamatória intestinal, o peso global da oncologia digestiva (Os Big Five), a urgência gastrenterológica, o crescente impacto de alguns cancros (pâncreas, colangiocarcinoma), do fígado gordo, as necessidades tecnológicas e das Unidades de Técnicas, o caminho médico-cirúrgico da Endoscopia Digestiva, o treino e recrutamento de recursos humanos muito diferenciados, a motivação de jovens talentos…tudo novas vertentes e aspectos particulares que são estimulantes para as actuais lideranças

Esperamos que à nossa volta, publico e tutela, confiram à Gastrenterologia portuguesa papel relevante como importante stakeholder e parceiro social. Através das reuniões formais, do Mundo Zoom e das reuniões informais.

  • “Do what you can, with what you have, where you are.” …

Theodore Roosevelt Jr. (Teddy), 26º Presidente dos EUA (1858-1919).

 

Rui Tato Marinho