O Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva Português, formado em 1993, apresenta-se como uma secção especializada da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia dedicada ao estudo, formação e divulgação da Neurogastrenterologia e dos estudos funcionais aplicados ao tubo digestivo.
Trata-se duma organização científica nacional, sem fins lucrativos, que reúne cerca de 150 médicos, nomeadamente gastrenterologistas, cirurgiões e internistas.
Promove atividade educacional e de investigação orientada para a avaliação fisiopatológica, diagnóstica e terapêutica da função gastrointestinal.
Organiza cursos teórico-práticos para internos de Gastrenterologia, participa na organização da Semana Digestiva Nacional apresentando as principais novidades surgidas nesta área, promove
sessões de formação para outras especialidades médicas e desenvolve informação didática dirigida ao público em geral.
Atribui suporte e patrocínio científico a cursos e atividades relacionadas com a Motilidade Digestiva e a Neurogastrenterologia.
Pretende ser ainda uma plataforma de orientação e aconselhamento perante entidades públicas e privadas que o solicitem
Mantem relação estreita com a “European Society of Neurogastroenterology and Motility”(ESNM), com a participação dum delegado nacional no “steering committee”.
Em última análise, o NMD, pretende desenvolver a melhoria dos cuidados assistenciais prestados aos doentes com distúrbios funcionais gastrointestinais, com a consequente melhoria da sua qualidade de vida.
Regulamento
Regulamento NMD