Pesquisa

Mensagem da Presidente

Luísa Glória
(Presidente)

O Núcleo de Nutrição em Gastrenterologia (NNG) foi criado em 2019, sob a presidência do Professor Jorge da Fonseca, sendo a secção especializada mais jovem da SPG. A criação do NNG decorreu da necessidade crescente de incluir a área da nutrição clínica na nossa prática gastrenterológica, ou não fosse a Gastrenterologia a área do conhecimento que inclui todos os órgãos que participam na digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes. Para além disso a gastrenterologia constrói os acessos ao tubo digestivo para nutrição entérica e, em nossa opinião, a nutrição clínica deverá ser, cada vez mais, uma área integrante da Gastrenterologia. É sobejamente reconhecido que durante a formação pré-graduada em medicina a abordagem do conhecimento acerca da nutrição é escasso e, mesmo durante a formação da especialidade, esta área não está contemplada, de forma universal, estando na grande maioria dos casos direcionada para a construção e manutenção de acessos entéricos ou para abordagem endoscópica da terapêutica da obesidade.

Consideramos que este posicionamento é manifestamente redutor e que a Gastrenterologia deverá ter um papel mais ativo e interventivo e que deverá integrar as comissões e as equipas de suporte nutricional dos nossos hospitais. Ao longo de vários anos e, muito antes da constituição formal do NNG, organizámos vários cursos, patrocinados pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e, em colaboração com a Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) e a Sociedade Europeia de Nutrição e Metabolismo (ESPEN) realizando em Portugal cursos de nutrição, sob o auspício da ESPEN e ministrados por gastrenterologistas e nutricionistas nacionais que são formadores creditados pela ESPEN. De acordo com o modelo de formação da ESPEN temos actualmente vários gastrenterologistas que adquiriram a competência europeia em nutrição clínica e que constitui indiscutivelmente uma mais valia na prestação de cuidados nos nossos Hospitais.

Vamos observando, com agrado, que os internos da formação específica em gastrenterologia manifestam desejo de aprofundar os seus conhecimentos nesta área e que participam ativamente nos vários cursos que o NNG tem desenvolvido e, que levarão e desenvolverão estes conhecimentos nos seus locais de trabalho.

Desta forma é nossa intenção continuar a participar na formação dos jovens gastrenterologistas, dinamizar a aproximação com outros profissionais da área da nutrição nomeadamente nutricionistas e farmacêuticos e participar ativamente nos cuidados nutricionais assumindo uma posição mais relevante nesta área em termos assistenciais, mas também de investigação, associada à Gastrenterologia. Contamos com o envolvimento de todos os gastrenterologistas de forma a que o NNG se possa dinamizar e concretizar os seus objetivos, acolhendo com entusiamo as sugestões ou desafios que nos queiram propor.