Nuno Nunes assumiu a presidência do Grupo Português de Ultrassons em Gastrenterologia (GRUPUGE) e antecipou os principais objetivos que pretende seguir neste mandato. O gastrenterologista destacou a importância crescente da ecografia na prática clínica e assumiu o compromisso de promover o avanço de técnicas inovadoras e menos invasivas por todo o país.
“O GRUPUGE tem um legado muito importante. Cada vez mais, os ultrassons assumem um papel essencial nesta área, por serem uma técnica não invasiva e com grande aplicabilidade clínica”, afirmou Nuno Nunes, defendendo o reforço da utilização dos ultrassons como ferramenta de diagnóstico eficaz com “o máximo de informação útil para os doentes”.
Além do diagnóstico, o novo presidente salientou a relevância de explorar o potencial terapêutico desta técnica. “Este também é um campo a desenvolver muito com uma equipa excelente que consegui reunir”, referiu, destacando o investimento na ecografia e endoscopia de intervenção como áreas estratégicas para o futuro do grupo.
Com o propósito de alargar o acesso a estas duas abordagens, Nuno Nunes anunciou a estreia da iniciativa “Grupos on the go”, que pretende levar procedimentos avançados a um número maior de centros portugueses.
O GRUPUGE prepara-se para reforçar o seu papel na modernização da gastrenterologia, promovendo a formação, a partilha de boas práticas e o acesso às tecnologias mais avançadas.