Pesquisa

Cerega

O Centro Nacional de Registo de Dados em Gastrenterologia (CEREGA) foi criado há 10 anos pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de estudos multicêntricos nacionais.

A nossa visão é fazer do CEREGA uma verdadeira incubadora para estudos de investigação clínica ou de translação, multicêntricos, e que se torne incontornável no panorama nacional a curto prazo. Para isso, queremos apoiar desde uma fase precoce todos aqueles que tenham hipóteses de investigação válidas e testáveis.

Estamos conscientes das limitações que existem para os que querem investir o seu tempo em investigação mas queremos ser parte da solução e antevemos uma elevada taxa de sucesso das candidaturas.

Convidamos, desde já, todos os interessados (internos ou especialistas) a submeter as suas ideias para discussão com a Comissão Coordenadora do CEREGA.

  • Possibilidade de discussão personalizada da hipótese de trabalho, e da metodologia a aplicar com médicos com experiência em investigação na área e com resposta garantida no prazo de quatro semanas. Utilização de um software de captura (Electronic Data Capture) e gestão de dados (Data Management) online, que permite de forma simplificada a realização de estudos multicêntricos – REDCap (projectredcap.org). Este software foi desenvolvido pela Universidade de Vanderbilt e é amplamente utilizado em investigação clínica em centenas de centros em todo o mundo. O REDCap permite criar questionários para surveys, estudos transversais e longitudinais e efetuar randomização (caso aplicável). O CEREGA disponibiliza este serviço inovador através de uma parceria estabelecida com elementos com experiência em data management in clinical research, que trabalharão na criação dos e-CRF (electronic case report forms), e na utilização e gestão dos projetos. Este software cumpre todos os requisitos de proteção e confidencialidade de dados dos centros participantes, e garante também a análise de forma de-identificada.
  • Apoio estatístico desde uma fase inicial do projeto, incluindo apoio no desenho do estudo, cálculo de amostragem, e análise de dados quando o projeto finalizado.
  • Apoio financeiro para submissão da proposta de investigação à Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Esperamos que esta iniciativa seja do Vosso agrado e que constitua desde já um incentivo à realização de estudos multicêntricos na área da Gastrenterologia em Portugal. Estamos ao Vosso dispor para esclarecer dúvidas que existam em relação a esta iniciativa.

A Comissão Coordenadora

REDcap CEREGA

A principal vantagem do REDCap é, tal como qualquer questionário eletrónico, permitir a recolha de dados de forma estandardizada e protocolizada, aumentando a eficiência do projeto e facilitando a análise de dados, nomeadamente em projetos multicêntricos.

Guia de iniciação de projecto no REDCap do CEREGA

Guia

Isto: Esta plataforma também se encontra disponível quando solicitada, para estudos unicêntricos, a sócios da SPG, com cotas atualizadas; embora a construção a eSRF seja de responsabilidade da própria e não do CEREGA-

O que é?

REDCap (Research Electronic Data Capture) é uma plataforma web, desenvolvida para auxiliar a recolha de dados em estudos de investigação. Foi criada pela Universidade de Vanderbilt e é neste momento utilizada por mais de 2000 instituições em todo o mundo. A SPG, através do CEREGA integra atualmente o consórcio que permite a utilização deste software.

projectredcap.org

A principal vantagem do REDCap é, tal como qualquer questionário eletrónico, permitir a recolha de dados de forma estandardizada e protocolizada, aumentando a eficiência do projeto e facilitando a análise de dados, nomeadamente em projetos multicêntricos.

Quais as possibilidades e vantagens do REDCap?

  • Rápido – a criação de projetos e questionários é feita de uma forma simples, com apoio de um elemento especializado, emitindo a implementação de projetos num curto espaço de tempo.
  • User-friendly – a introdução de dados é simples e a interface é intuitiva e visualmente apelativa.
  • Web-based – acesso pode ser feito a partir de qualquer computador, através de uma página web, por uma ligação segura com autenticação.
  • Mobile app – possibilidade de recolha de dados offline a partir de dispositivos móveis iOS ou Android.
  • Seguro – os dados recolhidos estarão alojados em servidores em local seguro, monitorizados e de acesso limitado, com backups diários.
  • Monitorização – o REDCap grava todas as alterações de dados por data e por utilizador.
  • Permissões de acesso – definição do acesso de cada utilizador aos dados de cada projeto, protegendo os dados clínicos e pessoais dos doentes.
  • Acesso multicentro – pode ser utilizado em simultâneo por investigadores de diferentes instituições, permitindo projetos multicêntricos. O acesso aos dados pode ser configurado de modo a que cada centro só tenha acesso aos dados que introduziu, protegendo assim a informação clínica dos doentes. O investigador principal terá acesso a todos os dados recolhidos e à total gestão do projeto, com apoio da equipa do CEREGA.
  • Exportação de dados – Exportação de dados de forma codificada em formato Excel, SAS, Stata, R e SPSS, com opção de de-identificação.
  • Questionários – Recolha de dados através de questionários via web (anónimos ou identificados).
  • Outras vantagens – Criação de projetos longitudinais, randomização de dados, upload de ficheiros (relatórios clínicos).

Gonçalo Leonardo

Administrador REDCap CEREGA | SPG

redcap@spg.pt

Protocolos e Regulamentos

Orientações e Protocolos

Orientações para o formato dos protocolos submetidos ao CEREGA

Orientações

Regulamento

Consultar o Regulamento do CEREGA

Regulamento

Estudos em curso

Early rectal lesions resection – comparison of endoscopic and transanal surgical resection outcomes

Investigador principal: Alexandre Ferreira

Antibiotic prophylaxis for colorectal endoscopic submucosal dissection randomized controlled trial

Investigador principal: Alexandre Ferreira

Inquérito – práticas de sedação em endoscopia digestiva em Portugal

Investigador principal: Alexandre Ferreira

IBD Families First – Focus group

Investigador principal: Bárbara Morão

EGGIM

Investigador principal: Bárbara Morão

The role of Intestinal Ultrasound for early screening of inflammatory bowel disease in patients with HLA-B27 spondyloarthropathies and/or uveitis

Investigador principal: Carolina Palmela

The role of Intestinal Ultrasound for early screening of Gastrointestinal Behçet’s Syndrome

Investigador principal: Carolina Palmela

O papel da ultrassonografia intestinal na monitorização da atividade da doença de Crohn em doentes tratados com anti-TNFα

Investigador principal: Carolina Palmela

The MERIT Program: “Monitoring ulcERative Colitis with InTestinal Ultrasound”

Investigador principal: Catarina Gomes

ECPRE

Investigador principal: Catarina Gomes

Sarcopenia as a prognosis marker in inflammatory bowel disease

Investigador principal: Edgar Afecto

HEPCOViVac Registry – Immunological response in patients with liver disease vaccinated against COVID-19

Investigador principal: Helena Cortez-Pinto e Rui Castro

The efficacy of early biologic treatment in transmural healing rate in Crohn’s disease

Investigador principal: Joana Revés

Cromoendoscopia_DII

Investigador principal: Joana Torres

Assessing VDZ response

Investigador principal: Joana Torres

Point of Care Biológicos

Investigador principal: Joana Torres

Estudo Fada dos Dentes

Investigador principal: Joana Torres

(IBD) Families First

Investigador principal: Joana Torres

Preparation Regimens to Improve Capsule Endoscopy visualization and diagnostic yield: a randomized trial

Investigador principal: Manuela Estevinho

Caraterização clínica, epidemiológica e manométrica da disfagia esofágica não obstrutiva, e seu impacto na qualidade de vida

Investigador principal: José Pedro Rodrigues

Último Relatório

Relatórios REDCap

Consulte os relatórios dos estudos a decorrer no CEREGA:

Relatórios

Contactos

Morada

Rua Abranches Ferrão, n10 – 14º
1600-001 Lisboa

E-mail

Telefone