Pesquisa

Corpos Sociais

A Direção

...

Guilherme Macedo

(Presidente)

Director do Serviço de Gastrenterologia do CHU de S. João e do Centro de Treino de Gastrenterologia e Hepatologia da Organização. Mundial de Gastrenterologia, no Porto. Prof Catedrático Convidado da Faculdade de Medicina do Porto. Presidente eleito do Conselho Executivo da Organização Mundial de Gastrenterologia e Presidente da Fundação da WGO. Presidente da SPG e Ex Presidente da SPED, da APEF e CPP. Fellow do ACG, AGA, EBGH, ASGE e AASLD.

...

Pedro Narra Figueiredo

(Vice-Presidente)

Director do Serviço de Gastrenterologia do CHU Coimbra. Prof. Associado com agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Ex Presidente da SPED.

...

Marília Cravo

(Vice-Presidente)

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1985). Professora Associada com Agregação pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Especialista em Gastrenterologia (IPOFG-1993) e Consultora (2000). Diretora do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Beatriz Ângelo desde 2012. Investigadora principal em 32 projetos financiados. Autora de mais de 100 artigos publicados em revistas científicas.

...

F. Castro Poças

(Vice-Presidente)

Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Gastrenterologia no Hospital de Santo António, Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP). Adjunto do Diretor Clínico do CHUP. Diretor da Consulta Externa do CHUP. Professor Catedrático, convidado, com Agregação, do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. É Membro da European Federation of Societies for Ultrasound in Medicine and Biology. É Membro da World Federation for Ultrasound and Biology. É Membro de Honra (Miembro de Honor) da Asociacion Española de Ecografia Digestiva.

...

Pedro Moutinho Ribeiro

(Secretário Geral)

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), (1996). Mestrado em Medicina Molecular pela FMUP (2004). Assistente Hospitalar com o grau de Consultor, de Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João, Porto; Docente voluntário da Disciplina de Gastrenterologia, do 5º ano e Doutorando em Medicina, FMUP, a concluir Projeto de Investigação na área do Cancro do Pâncreas (lesões precursoras e grupos de risco; contributo da ecoendoscopia e biomarcadores / biópsia liquida); Presidente do Club Português do Pâncreas (2017/2019); Fellow do EBGH.

...

Alexandre Ferreira

(Tesoureiro)

Mestrado em Medicina (UNL 2008). Internato de Gastrenterologia (CH Algarve 2015). Fellow do EBGH (2014). Harvard Medical School-CSRT–(2015). PhDc–qualidade em colonoscopia. Estágios: Hannover, Leeds, Bruxelas (Hôpital Erasme e St Luc). Atualmente: Hospital Beatriz Ângelo; ULSBA; Hospital Particular Algarve; Hospital da Luz – Amadora. Mais de 70 comunicações, 5 prémios e 4 bolsas. Mais de 25 artigos em revistas indexadas. Vogal da SPG desde 2015.

...

Bruno Rosa

(Vogal)

Natural de Mortágua. Licenciatura em Medicina pela Universidade de Coimbra em 2006, realizou internato de Gastrenterologia no Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães, onde exerce como especialista desde 2013. Actividade clínica, investigação e docência com foco na patologia do intestino delgado, enteroscopia, vias biliares e pâncreas, CPRE, proctologia, dilatações e próteses do tubo digestivo. Membro da Direcção do Grupo de Estudos Português do Intestino Delgado (GEPID).

...

Miguel Bispo

(Vogal)

Gastrenterologista no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Centro de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital da Luz (2011-2018). Gastrenterologista no Centro de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva da Fundação Champalimaud, Lisboa (desde 2018). Co-Editor do GE – Portuguese Journal of Gastroenterology (desde 2014). Membro da Direcção do Grupo Português de Ultra-Sons em Gastrenterologia (GRUPUGE): Vogal (2013-2015); Secretário-Geral (2015-2017); Vice-Presidente (2017-2019). Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia: (2015-2017); Secretário-Geral (2017-2019). Editor do site do Grupo Português de Ultra-Sons em Gastrenterologia.

...

Pedro Marques Costa

(Vogal)

Natural de Lisboa. Especialista em gastrenterologia (2018). Internato complementar – Hospital de Santa Maria, CHULN (2012-2018). Mestrado integrado em medicina – FMUL (2005-2011). Assistente convidado – FMUL (desde 2011). Interesses: Gastrenterologia oncológica (carcinogénese, epidemiologia, técnicas endoscópicas). Cuidados intensivos em gastrenterologia. Doenças colestáticas genéticas.

...

Alexandra Fernandes

(Vogal)

Licenciatura em Medicina (2008) e Mestrado em Geriatria (2013) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Internato complementar de Gastrenterologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (2010-2015). Assistente Hospitalar de Gastrenterologia no Centro Hospitalar de Leiria desde Maio de 2016. Área de diferenciação: ecoendoscopia e consulta de patologia bilio-pancreática. Outras áreas de atividade: internamento e consulta de Gastrenterologia; endoscopia digestiva alta e baixa (diagnóstica e terapêutica); realização de gastrostomia endoscópica percutânea.

...

Teresa Pinto Pais

(Vogal)

Licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto em 2006. Realizou o Internato Complementar no Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho. Especialista em Gastrenterologia pelo Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos desde 2014. Assistente Hospitalar no Instituto Português de Oncologia do Porto desde Setembro de 2015. Membro da direcção da SPG desde 2015.

...

Joana Torres

(Vogal)

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2003. Concluiu o Internato Complementar de Gastrenterologia entre 2005 e 2011, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Post Doctor fellowship in translational studies in IBD at Icahn School of medicine at Mount Sinai, New York, USA. Concluiu o Doutoramento em 2018 intitulado”fenótipos especiais em DII” pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro do comité das guidelines da ECCO entre 2016 e 2022 e membro atual do Public Affairs Committe da UEG. Consultora Hospitalar de Gastrenterologia no Hospital Beatriz Ângelo e no Hospital da Luz, Lisboa.

...

Eduardo Rodrigues Pinto

(Vogal)

Licenciado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2009. Concluiu o Internato de formação específica em Gastrenterologia entre 2011 e 2016, no departamento de gastrenterologia do Centro Hospitalar de S. João, Porto. Assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Assistente Hospitalar de Gastrenterologia no Centro Hospitalar de S. João. Área de diferenciação: CPRE e motilidade digestiva.

...

João Dias Pinto

(Vogal)

Licenciado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 2011. Concluiu o Internato de formação específica em Gastrenterologia entre 2013 e 2019, no serviço de Gastrenterologia do Hospital Amato Lusitano da Unidade local de saúde de Castelo Branco. Assistente Hospitalar de Gastrenterologia no Hospital Amato Lusitano. Área de diferenciação: CPRE e motilidade digestiva. Fellow da EBHG.

Assembleia-Geral

Rui Tato Marinho

(Presidente)

António Banhudo

(Vice-Presidente)

Margarida Sampaio

(Secretária)

Conselho Fiscal

Luís Tomé

(Presidente)

Luís Jasmins

(Secretário)

Susana Lopes

(Vogal)

Equipa

...

Luís Maco

(Diretor Geral)

...

Andreia Neto

(Secretariado SPG)

...

Teresa Jorge

(Secretariado SPG)

...

Cândida Rodrigues

(Secretariado SPG)

...

Joana Rodrigues

(Comunicação e Relações Públicas)