Pedro Narra Figueiredo
(Presidente)
Assistente Graduado Sénior, Director do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, coordenador da Unidade Curricular de Patologia do Sistema Digestivo da Faculdade de Medicina de Coimbra, Presidente da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva no biénio 2013-2015, Presidente da Direcção do Colégio de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos no triénio 2015-2017, primeiro presidente do Grupo de Estudo Português do Intestino Delgado, mais de 100 publicações em revistas com revisão por pares.
Marília Cravo
(Vice-Presidente)
Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1985). Professora Associada com Agregação pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Especialista em Gastrenterologia (IPOFG-1993) e Consultora (2000). Diretora do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Beatriz Ângelo desde 2012. Investigadora principal em 32 projetos financiados. Autora de mais de 100 artigos publicados em revistas científicas.
F. Castro Poças
(Vice-Presidente)
Assistente Hospitalar Graduado Sénior de Gastrenterologia no Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA). Adjunto do Diretor Clínico do CHUdSA. Diretor da Consulta Externa do CHUdSA. Professor Catedrático, convidado, com Agregação, do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. Regente da Unidade Curricular Medicina I e Especialidades Médicas do ICBAS. Adjunto do Diretor Pedagógico e Ciêntifico do ICBAS. É Membro da European Federation of Societies for Ultrasound in Medicine and Biology. É Membro da World Federation for Ultrasound and Biology. É Membro de Honra (Miembro de Honor) da Asociacion Española de Ecografia Digestiva.
Helena Vasconcelos
(Vice-Presidente)
Sandra Lopes
(Secretária Geral)
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2001. Concluiu o Internato Complementar de Gastrenterologia entre 2004 e 2010, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Consultora Hospitalar de Gastrenterologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e no Hospital CUF, Coimbra. Áreas de diferenciação: Doença Inflamatória do Intestino e Endoscopia do Intestino Delgado (enteroscopia por cápsula e enteroscopia assistida por balão). Coordenadora da Área de Enteroscopia e do Hospital de Dia de DII do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Participação como Investigador Principal e Sub-Investigador em vários estudos multicêntricos de fase 2 e 3. Membro da direção da SPG desde 2019 como vogal. Membro da direção do GEPID desde 2017.
Alexandre Ferreira
(Tesoureiro)
Mestrado em Medicina (UNL 2008). Internato de Gastrenterologia (CH Algarve 2015). Fellow do EBGH (2014). Harvard Medical School-CSRT–(2015). PhDc–qualidade em colonoscopia. Estágios: Hannover, Leeds, Bruxelas (Hôpital Erasme e St Luc). Atualmente: Hospital Beatriz Ângelo; ULSBA; Hospital Particular Algarve; Hospital da Luz – Amadora. Mais de 70 comunicações, 5 prémios e 4 bolsas. Mais de 25 artigos em revistas indexadas. Vogal da SPG desde 2015.
Alexandra Fernandes
(Vogal)
Licenciatura em Medicina (2008) e Mestrado em Geriatria (2013) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Internato complementar de Gastrenterologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (2010-2015). Assistente Hospitalar de Gastrenterologia no Centro Hospitalar de Leiria desde Maio de 2016. Área de diferenciação: ecoendoscopia e consulta de patologia bilio-pancreática. Outras áreas de atividade: internamento e consulta de Gastrenterologia; endoscopia digestiva alta e baixa (diagnóstica e terapêutica); realização de gastrostomia endoscópica percutânea.
Ana Célia Caetano
(Vogal)
É actualmente assistente graduada de Gastrenterologia no Hospital de Braga, sendo fundadora e responsável pela consulta de Proctologia e Unidade Anorectal do Hospital de Braga após ter cumprido um período de formação na Unidade de Fisiologia Ano-rectal ManopH, Porto, sob orientação do Professor Miguel Mascarenhas Saraiva e na Unidade de Fisiologia Anorectal e do Pavimento Pélvico no Hospital de São Carlos, Fortaleza sob orientação da Professora Sthela Murad-Regadas. É doutorada em Medicina pela Universidade do Minho com o trabalho “The role of low-cost strategies in the evaluation of defecation disorders”. É Assistente Convidada a 40% na Escola de Medicina da Universidade do Minho. Foi presidente do Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva (no biénio 2021-2023) e é vogal da atual Direção da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia.
Bruno Rosa
(Vogal)
Natural de Mortágua. Licenciatura em Medicina pela Universidade de Coimbra em 2006, realizou internato de Gastrenterologia no Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães, onde exerce como especialista desde 2013. Actividade clínica, investigação e docência com foco na patologia do intestino delgado, enteroscopia, vias biliares e pâncreas, CPRE, proctologia, dilatações e próteses do tubo digestivo. Membro da Direcção do Grupo de Estudos Português do Intestino Delgado (GEPID).
Eduardo Rodrigues Pinto
(Vogal)
Licenciado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2009. Concluiu o Internato de formação específica em Gastrenterologia entre 2011 e 2016, no departamento de gastrenterologia do Centro Hospitalar de S. João, Porto. Assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Assistente Hospitalar de Gastrenterologia no Centro Hospitalar de S. João. Área de diferenciação: CPRE e motilidade digestiva.
Joana Torres
(Vogal)
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2003. Concluiu o Internato Complementar de Gastrenterologia entre 2005 e 2011, no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Post Doctor fellowship in translational studies in IBD at Icahn School of medicine at Mount Sinai, New York, USA. Concluiu o Doutoramento em 2018 intitulado”fenótipos especiais em DII” pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro do comité das guidelines da ECCO entre 2016 e 2022 e membro atual do Public Affairs Committe da UEG. Consultora Hospitalar de Gastrenterologia no Hospital Beatriz Ângelo e no Hospital da Luz, Lisboa.
João Dias Pinto
(Vogal)
Licenciado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 2011. Concluiu o Internato de formação específica em Gastrenterologia entre 2013 e 2019, no serviço de Gastrenterologia do Hospital Amato Lusitano da Unidade local de saúde de Castelo Branco. Assistente Hospitalar de Gastrenterologia no Hospital Amato Lusitano. Área de diferenciação: CPRE e motilidade digestiva. Fellow da EBHG.
João Mangualde
(Vogal)
Miguel Bispo
(Vogal)
Gastrenterologista no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e Centro de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital da Luz (2011-2018). Gastrenterologista no Centro de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva da Fundação Champalimaud, Lisboa (desde 2018). Co-Editor do GE – Portuguese Journal of Gastroenterology (desde 2014). Membro da Direcção do Grupo Português de Ultra-Sons em Gastrenterologia (GRUPUGE): Vogal (2013-2015); Secretário-Geral (2015-2017); Vice-Presidente (2017-2019). Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia: (2015-2017); Secretário-Geral (2017-2019). Editor do site do Grupo Português de Ultra-Sons em Gastrenterologia.
Teresa Pinto Pais
(Vogal)
Licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto em 2006. Realizou o Internato Complementar no Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho. Especialista em Gastrenterologia pelo Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos desde 2014. Assistente Hospitalar no Instituto Português de Oncologia do Porto desde Setembro de 2015. Membro da direcção da SPG desde 2015.
Guilherme Macedo
(Presidente)
Margarida Sampaio
(Vice-Presidente)
Margarida Marques
(Secretária)
Luís Jasmins
(Presidente)
Henrique Freitas Morna
(Secretário)
Vítor Magno Pereira
(Vogal)
Luís Maco
(Diretor Geral)
Andreia Neto
(Secretariado SPG)
Teresa Jorge
(Secretariado SPG)
Cândida Rodrigues
(Secretariado SPG)
Joana Rodrigues
(Comunicação e Relações Públicas)