Pesquisa

Mensagem da Presidente

Alexandra Fernandes 

Caros Colegas e Amigos,

É com enorme honra e sentido de responsabilidade que assumo a presidência do Clube Português do Pâncreas (CPP), uma secção especializada da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) dedicada ao estudo das doenças pancreáticas.

Assistimos a um aumento significativo dos casos de cancro do pâncreas, em Portugal e no Mundo, bem como de novos diagnósticos de quistos do pâncreas, o que torna a nossa missão ainda mais premente.  

As direções anteriores deixaram um legado de excelência, que não só pretendemos honrar, mas também expandir, continuando a afirmar o CPP como a entidade de referência em Portugal para o estudo, desenvolvimento e divulgação do conhecimento na área das doenças pancreáticas, não só entre a comunidade Médica, mas também na nossa população.

O nosso principal objetivo para o biénio 2025-2027 centra-se no reforço da ligação e colaboração entre as diversas especialidades médicas que se dedicam à patologia pancreática, desde a sua prevenção até ao seu diagnóstico e tratamento. Acreditamos que um diagnóstico mais precoce e um tratamento mais eficaz só são possíveis através de uma abordagem verdadeiramente multidisciplinar. Nesse sentido, abriremos as portas a uma cooperação mais estreita com colegas da Cirurgia, Oncologia Médica e, de forma muito particular, da Medicina Geral e Familiar (MGF). Paralelamente, pretendemos alertar a população para os principais fatores de risco envolvidos nas doenças pancreáticas, contribuindo para a sua prevenção.

Para concretizar esta visão, o nosso plano de ação assenta nos seguintes pilares fundamentais:

  • Manter a aposta nos nossos eventos formativos de sucesso: nomeadamente o Curso de Patologia Pancreática e a CPP Masterclass, alargando ativamente a inscrição a internos e especialistas de outras áreas como a Cirurgia Geral e a Oncologia Médica;
  • Desenvolver e divulgar algoritmos de atuação em temas chave como a pancreatite aguda, o cancro do pâncreas e os IPMNs, para consulta rápida e uniformização das melhores práticas;
  • Manter a Newsletter CPP, como elo de ligação com os sócios, divulgando eventos e artigos científicos relevantes;
  • Manter a parceria com sociedades internacionais dedicadas ao estudo do pâncreas através do Dual Membership com o European Pancreatic Club (EPC)
  • Estimular a investigação através da manutenção da Bolsa de Investigação CPP e do Prémio CPP;  
  • Desenvolver ações de formação específicas para a MGF e explorar a criação de folhetos informativos para a população;
  • Promover iniciativas de sensibilização para a população geral, especialmente no âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pâncreas. 

O caminho que traçámos é de continuidade, mas também de crescimento e de abertura. Queremos que mais médicos e profissionais de saúde reconheçam o CPP como o seu parceiro no conhecimento das doenças do pâncreas. Acima de tudo, queremos que este esforço conjunto se traduza em melhores cuidados e resultados para os nossos doentes.

Conto com o entusiasmo e a colaboração de todos para que, juntos, possamos levar o Clube Português do Pâncreas ainda mais longe.

Cumprimentos, 

Alexandra Fernandes 

Presidente do CPP