Pesquisa

Mensagem do Presidente

Eduardo Rodrigues-Pinto

Apesar das suas reduzidas dimensões e localização retroperitoneal, o pâncreas e as suas patologias têm despertado um enorme interesse na população e comunidade médica. O Clube Português do Pâncreas (CPP) foi fundado em 1979 com o objetivo de “fomentar o conhecimento do pâncreas, normal e patológico, exócrino e endócrino, encorajando a investigação básica e clínica”.

Ao  longo das diferentes Direções, tem sido essa a linha orientadora, através de ações de consciencialização e promoção da saúde, educação pós-graduada e investigação.

Serão também esses os princípios fundamentais que irão ser seguidos pela Direção agora eleita, a que tenho a honra de presidir. No biénio 2023-2025, pretendemos:

  • Manter o investimento na educação para a saúde, com o objetivo de informar a sociedade portuguesa sobre aspetos relevantes da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças pancreáticas.
  • Promover e encorajar estudos básicos, epidemiológicos e clínicos sobre o pâncreas, com especial ênfase em projetos colaborativos e interdisciplinares.
  • Manter/recuperar o Prémio CPP e a Bolsa de Investigação CPP.
  • Promover discussões profissionais e disseminação de conhecimento, dando continuidade aos cursos anuais focados na patologia pancreática inflamatória e neoplásica.
  • Criar parcerias com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) e outras seções com interesses afins e complementares, em particular com o GRUPUGE.
  • Estreitar laços de colaboração com outras especialidades, bem como com sociedades internacionais dedicadas ao estudo do pâncreas.

Assim, esperamos conseguir dar continuidade ao projeto iniciado pelas Direções anteriores, de forma a permitir que o CPP cresça e se afirme, tornando-se cada vez mais presente na vida dos gastrenterologistas portugueses e visível para a população.

Prometemos dedicação, empenho e trabalho,

Eduardo Rodrigues-Pinto
Junho de 2023