A endoscopia digestiva permite detetar precocemente neoplasias do trato digestivo incluindo casos de cancro colorretal (CCR) e cancro gástrico. A decisão de participar no rastreio do CCR pode ser influenciada pela perceção que as pessoas têm sobre os riscos dos procedimentos endoscópicos. Este estudo procurou compreender como a população avalia o risco de complicações da colonoscopia e da endoscopia digestiva alta (EDA) em contexto de rastreio.
Foram entrevistados 217 participantes da região Norte de Portugal. A maioria desconhecia as possíveis complicações da colonoscopia (61%) e da EDA (83%). A perceção do risco de complicações foi menor entre os indivíduos que nunca tinham realizado procedimentos endoscópicos de rastreio. Verificou-se uma maior intenção de realizar a EDA combinada com a colonoscopia entre os participantes que classificaram o risco de complicações da EDA como mais baixo.
Estes resultados mostram que informar melhor a população sobre a segurança e os possíveis riscos dos exames endoscópicos pode ajudar a aumentar a adesão aos programas de rastreio e, assim, melhorar a prevenção do cancro digestivo.
Consulte o artigo completo e AQUI mais informações.