Com um olhar de continuidade e compromisso, Alexandra Fernandes assume a presidência do Clube Português do Pâncreas (CPP) para o biénio 2025-2027. A nova responsável sublinha que o objetivo não é mudar o que já foi feito, mas sim consolidar as iniciativas de sucesso e reforçar o seu impacto. Ao mesmo tempo, prepara novas propostas para aumentar a sensibilização sobre a patologia pancreática, junto da população e dos profissionais de saúde.
“O nosso objetivo não é mudar o que foi feito, mas continuar o que correu bem, sobretudo graças ao trabalho do anterior presidente”, salientou Alexandra Fernandes, realçando o valor das atividades já implementadas.
Entre as iniciativas a manter, destacam-se o curso de patologia pancreática, com os dois módulos, e o CPP Masterclass que regressará com um novo tema. “São propostas de grande valor e com grande sucesso entre especialistas e internos de especialidade”, sublinhou.
A nova responsável adiantou ainda que estão previstas algumas novidades que visam manter os objetivos estratégicos, entre eles aumentar a visibilidade da patologia pancreática junto da população e dos profissionais de Medicina Geral e Familiar.
“Queremos alertar para as principais patologias, nomeadamente o cancro do pâncreas, os seus sintomas e fatores de risco, para um diagnóstico mais precoce e um tratamento mais adequado”, explicou.
Alexandra Fernandes reforça que o grande objetivo passa por melhorar os cuidados de saúde na área pancreática, promovendo maior articulação entre a sociedade e todas as especialidades envolvidas.