“Disrupção da Interação Intestino Cérebro: “Os Fundamentos da Clínica” foi o tema do Curso de Outono, 24 horas de Neurogastrenterologia, organizado pelo NMD, que decorreu na sede da SPG, a 17 e 18 de novembro.
Este Curso pretendeu fundamentar alguns dos aspetos determinantes da neurobiologia do eixo microbiota-intestino-cérebro e da sua disrupção. A elevada incidência dos distúrbios da interação intestino-cérebro, com forte impacto no bem-estar e qualidade de vida, justifica este investimento na formação dos gastrenterologistas, das ciências básicas à clínica e em interação multidisciplinar com outras especialidades como a pediatria, psicologia, psiquiatria e nutrição.
Para atingir tais objetivos o programa integrou temas e intervenientes de várias áreas da ciência médica, com um programa que vai desde os fundamentos à clínica, do diagnóstico à terapêutica. Uma das temáticas de destaque será a antevisão dos critérios de Roma V.
Do programa fizeram parte momentos de interação entre os participantes, com iniciativas dinâmicas de autoaprendizagem sobre nutrição e comunicação médico-paciente.