Sofia Silva Mendes, Miguel Areia, Mário Dinis Ribeiro, Carla Rolanda
GE Port J Gastroenterol
Novembro 2021
A evidência científica suporta o uso de simuladores de realidade virtual na fase inicial da formação em endoscopia digestiva. Contudo, não está definido como incorporar esta metodologia de modo a garantir uma preparação adequada aos formandos, com conhecimento teórico e competências básicas, antes de iniciarem estes procedimentos em pacientes. Desenhámos um programa de treino estruturado e progressivo em endoscopia digestiva alta (EDA) e colonoscopia e propusemo-nos avaliar o seu impacto no desempenho cognitivo e técnico nos Internos de Formação Específica (IFE) em Gastrenterologia.
Realizamos um estudo prospetivo e multicêntrico, focado num programa de treino que incluiu um módulo teórico e um módulo prático (20 h) no simulador GI Mentor II®. Realizou-se um pré-teste e um teste para avaliar o componente cognitivo e foram usados casos virtuais selecionados, de EDA e colonoscopia, para avaliar o componente técnico pré e pós-treino.
Participaram no estudo 23 IFE no 1° ano da sua formação em Gastrenterologia. No final do treino, observou-se uma melhoria na avaliação de conhecimentos, uma maior rapidez e eficiência nos procedimentos e uma redução do tempo em que o paciente simulado esteve com dor/desconforto.
O presente programa de treino em endoscopia básica para iniciados está alinhado com as recomendações internacionais e demonstrou um impacto significativo na aquisição de capacidades cognitivas e técnicas.