Nos dias 14 e 15 de novembro de 2025 realizou-se o Curso 24 Horas de Neurogastrenterologia | Curso de Outono, organizado pelo Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva (NMD), na sede da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia. A iniciativa contou com a colaboração do Grupo Português de Estudos do Intestino Delgado (GEPID) e do Núcleo de Nutrição em Gastrenterologia (NNG).
Dedicada ao tema “Neurogastrenterologia na prática clínica: foco no tubo digestivo superior e comunicação”, a edição deste ano superou todas as expectativas: lotação esgotada, participação entusiasta e uma plateia composta por internos e especialistas de todo o país.
A avaliação não deixou margem para dúvidas: 100% dos formandos a referirem aumento de conhecimento e 96% a reconhecerem impacto direto na prática clínica diária.
O curso abriu com a sessão de boas-vindas conduzida pela Dr.ª Mónica Velosa, presidente do NMD. Seguiu-se uma mesa-redonda sobre comunicação em Gastrenterologia, moderada pela Dr.ª Teresa Freitas, com intervenções do Dr. Eduardo Pereira, do Dr. José Pedro Rodrigues e da Dr.ª Mónica Velosa.



O primeiro dia continuou com um workshop de casos clínicos complexos, reunindo um painel multidisciplinar composto pela Dr.ª Mónica Velosa e Dr. Armando Peixoto (Gastrenterologistas), pelo Prof. Miguel Constante (Psiquiatra) e a Doutora Mafalda Bruno (Psicóloga).


O segundo dia iniciou-se com a mesa dedicada à “Modulação do Microbioma”, moderada pelo Dr. José Pedro Rodrigues, com apresentações da Dr.ª Ana Laranjo, da Dr.ª Cláudia Marques e do Dr. João Laranjeira Correia.
Seguiu-se a mesa “Foco no Esófago”, sob a moderação do Dr. Luís Novais, com contributos da Dr.ª Cátia Arieira e da Dr.ª Carina Leal.
A mesa de “Esofagite eosinofílica”, moderada pelo Prof. Miguel Mascarenhas Saraiva, integrou apresentações da Dr.ª Liliana Santos, do Dr. André Mascarenhas e do Dr. Armando Peixoto.


A conferência dedicada à “Gastroparésia”, presidida pelo Dr. Eduardo Pires e proferida pelo Prof. Cecílio Santander, trouxe uma revisão atual dos avanços diagnósticos e terapêuticos.
Seguiu-se a mesa dedicada ao “Duodeno e Intestino Delgado”, moderada pelo Dr. Bruno Rosa, presidente do GEPID, contou com intervenções da Dr.ª Filipa Bordalo Ferreira, da Dr.ª Marta Gravito-Soares e da Dr.ª Carolina Palmela.


A última sessão científica abordou o “Emagrecimento no Contexto das Perturbações do Eixo Cérebro-Intestino”, presidida pela Dr.ª Luísa Glória, presidente do NNG, e apresentada pela Dr.ª Ana Margarida Vaz.

No decorrer do curso foi feita uma homenagem ao Dr. Luís Novais, antigo presidente do Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva (NMD) e representante da Sociedade Europeia de Neurogastroenterologia e Motilidade (ESNM), ao longo de mais de 15 anos. Esta distinção é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por este especialista, em prol do NMD, assim como pelo seu contributo na investigação, no desenvolvimento e projeção nacional e internacional da Neurogastrenterologia Portuguesa.

O encerramento fez-se com um quizz interativo, cuja vencedora foi a Dr.ª Ana Catarina Bravo. Os participantes foram igualmente convidados a colaborar no próximo livro do NMD, dedicado à obstipação crónica e distúrbios defecatórios, com publicação prevista para 2026.

Foram dois dias de partilha, aprendizagem e networking em Neurogastrenterologia, que reuniram especialistas em motilidade digestiva, neurogastrenterologia, nutrição, intestino delgado, psicogastrenterologia.
A todos os palestrantes, moderadores, colaboradores e participantes, o nosso sincero agradecimento por terem enriquecido esta edição com conhecimento, entusiasmo e espírito de partilha.
Agradecemos ainda aos patrocinadores, Biocodex, Medtronic e PiLeJe, que tornaram possível a realização desta edição.
Vemo-nos em 2026!
Até lá assista ao vídeo Best-Of e recorde alguns momentos da edição de 2025.