Foi com sentido de missão que nos candidatamos à Direção do GRUPUGE para o biénio 2023-2025.
Desde há largos anos que a ultrassonografia digestiva vem assumindo um papel fulcral no diagnóstico e tratamento de um vasto leque de patologias do tubo digestivo, hepáticas e pancreatobiliares.
Como tal, a ecoendoscopia, a ecografia abdominal percutânea e a ecografia endoanal constituem técnicas cada vez mais implantadas no seio dos gastrenterologistas, constituindo áreas de interesse muito apelativas, quer para os internos em formação específica, quer para grande parte dos especialistas.
É, pois, nosso objetivo fortalecer o papel fundamental da ecografia na actividade do Gastrenterologista Moderno, dando continuidade às ações que, eximiamente, têm sido levadas a cabo pelas direções anteriores.
Tem sido apanágio do Grupuge a promoção demúltiplas iniciativas de formação e treino hands-on nas diferentes técnicas ecográficas e em vários cenários clínicos, de forma contribuir para a sua disseminaçãonos serviços de Gastrenterologia do território nacional, tendo sempre como matriz a busca da excelência técnica e clínica, a par da segurança do doente.
Esta direção procurará manter o calendário dos Cursos já em vigor e, oportunamente, incluirá outras ações de forma a acompanhar a constante evolução tecnológica e a curiosidade científica.
De igual modo, tudo faremos para que seja possível manter a Bolsa de Investigação Grupuge e os 3 prémios anuais que distinguem os melhores trabalhos na área da ultrassonografia: Us Quizz of the Month, Ultrasound Imaging Prize e Prémio GRUPUGE.
Continuaremos a privilegiar o nosso site, agora revitalizado, como canal preferencial de informação e comunicação
Alinharemos os nossos objetivos e iniciativas com a nossa sociedade-mãe, a SPG, e fomentaremos a criação de parcerias com as outras seções com interesses afins e complementares, de forma muito especial com o CPP.
Procuraremos, também, estreitar os laços com a SPED, perspetivando a possibilidade de ações conjuntas, concretamente na área da ecoendoscopia de intervenção.
Manteremos a representação activa no EFSUMB e colaboraremos, sempre que oportuno, com congéneres europeias e de outros continentes.
Prometemos dedicação e trabalho.
Agradecemos a vossa confiança!
Pedro Moutinho Ribeiro
Junho de 2023