Pesquisa

Mensagem da Presidente

Ana Caldeira

Caros Colegas,

É com enorme prazer, mas também com grande sentido de responsabilidade, que, em Junho, assumimos a direção do GRUPUGE para o biénio 2021-2023.

Queremos sedimentar o papel fundamental da ecografia na actividade do Gastrenterologista Moderno. Hoje é indiscutível que a ecografia representa um pilar essencial com um valor inestimável no conhecimento do Gastrenterologista, contudo é preciso dar continuidade a este trabalho que tem sido construido ao longo de anos e anos pelas direções anteriores.

A aplicação dos ultrassons no diagnóstico médico representou um grande avanço no estudo da patologia abdominal e consequentemente, uma das especialidades que mais beneficiou deste método diagnóstico foi a gastrenterologia. As enormes possibilidades de informação que a ecografia fornece, associado à ausência de complicações, contribuíram para que se tenha convertido numa técnica de primeira linha com múltiplas aplicações na patologia digestiva.

É por isso uma técnica imprescindível para o gastrenterologista.

A ecografia ofereceu ao gastrenterologista, um avanço impressionante que motivou alteração dos protocolos de abordagem de muitas patologias, afirmando-se atualmente como um método de rotina na prática médica diária. Por outro lado, a Ecoendoscopia Digestiva combinando a endoscopia e ecografia de alta resolução é hoje considerada uma técnica indispensável em todos os centros de endoscopia diferenciados.

O Grupuge tem vindo a promover várias iniciativas de formação e treino nesta área, de forma a zelar pela implementação e pela qualidade da ecografia nos serviços de gastrenterologia nacionais.

Desta forma, esta direção considera da maior importância manter todas as iniciativas de formação nas mais variadas vertentes da ultrassonografia. A formação em ultrassonografia do médico gastrenterologista deve iniciar-se pelo Curso de Us Clínica para Gastrenterologistas. Este curso com forte componente prático, tem uma periodicidade anual e tem como principais objectivos proporcionar ao formando um primeiro contacto com a sonda de ecografia, despertar o interesse pela técnica e promover a iniciação à prática da ultrassonografia no contexto do gastrenterologista. Como complemento da aprendizagem da ecografia clínica, o GRUPUGE organiza com periodicidade anual ou bienal, outros cursos que versam áreas e modalidades mais diferenciadas na ecografia: o curso de Ecografia com Contraste na pratica clinica do Gastrenterologista, o curso de Ultrassonografia na DII, o curso de Elastografia Baseada em Ultrassons no Estadiamento da Doença Hepática crónica e o Curso Teórico Prático de Ecografia e Ecoendoscopia Anorretal. Ainda no plano da formação, o GRUPUGE organiza um Curso anual de Introdução à Ecoendoscopia Linear com simulador.

Mantemos a Bolsa de Investigação Grupuge e os 3 prémios anuais que distinguem os melhores trabalhos na área dos ultrassons: Us Quizz of the Month, Ultrasound Imaging Prize e Prémio GRUPUGE.

Pretendemos ainda, manter o dinamismo e a actividade no site, bem como a representação activa no EFSUMB.

Dando continuidade ao trabalho de publicação esta direção pretende elaborar um livro que possa representar uma base de estudo com todo o suporte teórico fundamental aos vários cursos de ecografia que o GRUPUGE organiza.

No biénio anterior, pelas restrições óbvias associadas à Pandemia Covid, fomos impossibilitados se realizar a maior parte destes cursos, é “agora” tempo de retomar a nossa actividade, mantendo o dinamismo e a força que sempre caracterizou este grupo!

Esta direção, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas direções anteriores, de forma a irmos construindo um caminho seguro e vinculativo da importância da ecografia na Gastrenterologia.

Ana Caldeira, Junho de 2021