Pesquisa

Bolsas e Prémios

O GRUPUGE institui a partir de 2018 uma Bolsa de Investigação bienal, destinada a subsidiar um projeto de investigação no âmbito dos ultrassons, com o objetivo de estimular o desenvolvimento e a produção científica nacional no campo dos ultrassons.

Serão fatores de valorização a considerar na avaliação das candidaturas a originalidade do projeto, a adequação da metodologia aos objetivos em termos de seleção, favorecendo aqueles de carácter clínico, multicêntrico e pluridisciplinar e a exequibilidade do projeto garantida pela capacidade da equipa formada e a razoabilidade orçamental.

A submissão dos projetos deverá ser realizada via e-mail (grupuge@spg.pt).

Valor da bolsa em 2024: 5 mil euros. 

Prazo de envio de candidaturas: 31 de janeiro de 2024

Regulamento

 

Patrocínio

O prémio GRUPUGE distingue o melhor trabalho apresentado durante a Semana Digestiva em qualquer área de aplicabilidade dos ultrassons em Gastrenterologia. Trata-se de um prémio monetário instituído pelo GRUPUGE com o intuito de promover a investigação científica na área dos ultrassons.

Valor do prémio em 2024: 1000€

Regulamento

 


Melhor trabalho apresentado na Semana Digestiva 2023 na área da aplicabilidade de Ultrassons em Gastrenterologia

Atribuído a: Ana Catarina Bravo (1); Bárbara Morão(1) ; Joana Revés(1); Catarina Nascimento (1); Bárbara Abreu (1); André Bargas (1); Ana Guedes (1); Paula Borralho (3); Luísa Glória (1); Lídia Roque Ramos (1); Carolina Palmela (1); Joana Torres (1,2); Catarina Frias Gomes(1)

1 – Hospital Beatriz Ângelo, Loures; 2 – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 3 – Hospital CUF Descobertas, Lisboa

Pelo trabalho: A ECOGRAFIA INTESTINAL CORRELACIONA-SE COM A ATIVIDADE BIOQUÍMICA, ENDOSCÓPICA E HISTOLÓGICA NA COLITE ULCEROSA

 

Melhor trabalho apresentado na Semana Digestiva 2022 na área da aplicabilidade de Ultrassons em Gastrenterologia

Atribuído a: Tiago Ribeiro (1); Miguel Mascarenhas (1); João Afonso (1); Pedro Cardoso (1); Sónia Barros (1); Filipe Vilas-Boas (1); João Ferreira (2); Pedro Pereira (1); Guilherme Macedo (1).

1 – Serviço de Gastrenterologia – Centro Hospitalar Universitário de São João; 2 – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Pelo trabalho: BIÓPSIA ATRAVÉS DE PINÇA THROUGH-THE-NEEDLE GUIADA POR ECOENDOSCOPIA PARA O DIAGNÓSTICO DE LESÕES CÍSTICAS PANCREÁTICAS: A EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO TERCIÁRIO

O Prémio Melhor US Quiz of the Month, da responsabilidade do GRUPUGE, destina-se a premiar o melhor US Quiz of the Month publicado, em cada ano, no site oficial do GRUPUGE. Ao vencedor do prémio será oferecida uma inscrição num congresso internacional de ecoendoscopia, designadamente no EURO EUS. 

Regulamento

Instruções aos autores

Patrocínio

 


Vencedores:

2023

2022

O prémio Young Investigator’s Award é oferecido pela EFSUMB ao autor do melhor trabalho de investigação clínica e/ou básica na área dos ultrassons a ser apresentado no congresso EUROSON.

Além de um prémio monetário, o vencedor terá o seu trabalho publicado na newsletter da EFSUMB e será encorajado a submetê-lo para publicação na revista Ultraschall in der Medizin / European Journal of Ultrasound. Neste sentido, o GRUPUGE irá selecionar entre os seus sócios o melhor trabalho a nível nacional para concorrer com trabalhos dos restantes países com representação na EFSUMB.

Para se candidatar deverá fazê-lo através do e-mail (grupuge@spg.pt) cumprindo os seguintes requisitos:

  • ser sócio do GRUPUGE;
  • ter menos de 39 anos de idade à data do congresso,
  • nunca ter ganho este prémio,
  • ser autor de um trabalho de investigação clínica e/ou básica sob a forma de artigo (não publicado à data do congresso), comunicação oral ou póster a apresentar no congresso,
  • deve enviar um resumo do trabalho em pdf, contendo o nome, data de nascimento, local de trabalho e e-mail do autor principal.

Valor do prémio em 2024: 3000€

Prazo de envio de candidaturas: a anunciar.

Regulamento

Patrocínio