Caros Colegas,
A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) é, há décadas, a casa de todos os gastrenterologistas portugueses: um espaço de discussão, progresso e excelência científica. É com sentido de responsabilidade e entusiasmo que assumimos este novo mandato, para o biénio 2025-2027, determinados a consolidar o trabalho notável das direções anteriores e a lançar novas áreas para o futuro da nossa especialidade.
Entre as prioridades da SPG, reforçaremos o combate ao Cancro do Cólon e Reto com ações focadas na avaliação crítica dos programas de rastreio e na sensibilização da sociedade civil para a prevenção desta patologia que ainda causa milhares de mortes anuais em Portugal. Continuaremos igualmente a defender uma resposta atempada e especializada na Doença Inflamatória do Intestino, em estreita colaboração com as associações de doentes.
Paralelamente, a SPG vai reforçar a colaboração com as sociedades irmãs na Hepatologia e na Endoscopia Digestiva, procurando disseminar boas práticas clínicas e promover a excelência no cuidado prestado aos doentes.
Estamos igualmente empenhados em consolidar áreas emergentes de grande potencial, como a Inteligência Artificial, com a criação do núcleo dedicado, o tratamento da obesidade, e a valorização da Neurogastrenterologia.
Por outro lado, a segurança jurídica dos gastrenterologistas e a sustentabilidade ambiental da prática serão prioridades para refletir o nosso compromisso com o bem-estar dos profissionais e da sociedade.
A Formação Contínua, a Investigação Clínica e Translacional, assim como uma Comunicação eficaz com a população e outras entidades científicas serão pilares fundamentais deste mandato.
Com uma Direção que reúne juventude, experiência e motivação, estamos confiantes de que a Gastrenterologia portuguesa continuará a afirmar-se como uma especialidade de excelência científica, humana e próxima da comunidade.
Sumário Executivo
SPG: um Futuro de Inovação e Excelência em Saúde Digestiva
A Direção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia assume o compromisso de consolidar o trabalho de mandatos anteriores, promovendo novas áreas de crescimento e diferenciação para o biénio 2025-2027.
Entre as prioridades definidas, destacam-se o reforço da intervenção no rastreio do Cancro do Cólon e Reto, através da avaliação dos programas existentes e de um maior investimento na sensibilização da sociedade para a prevenção da doença. A Doença Inflamatória do Intestino também continuará a merecer atenção, com foco na melhoria do acesso precoce a centros especializados, com estreita colaboração com as associações de doentes.
O plano inclui também o reforço da colaboração com as sociedades científicas na Hepatologia e Endoscopia Digestiva, promovendo boas práticas clínicas. Será igualmente dada continuidade ao trabalho na área jurídica para a promoção de um clima de estabilidade e confiança no exercício da Gastrenterologia, enquanto a direção apostará ainda em áreas emergentes, por exemplo, com a criação de um Núcleo de Inteligência Artificial, o tratamento da obesidade e a valorização da Neurogastrenterologia.
Pretendemos que as Semanas Digestivas se realizem com a dimensão e organização que permitam cumprir as expectativas dos mais jovens e dos mais experientes. O Mês da Saúde Digestiva terá de se assumir como um conceito publicamente reconhecido e identificado como tal. As Secções Especializadas terão as suas atividades promovidas, permitindo identificar a SPG como a entidade agregadora de todas as suas múltiplas áreas de interesse.
O compromisso com a Sustentabilidade será igualmente reforçado, por meio de iniciativas para reduzir o impacto ecológico da prática médica. A Formação Contínua, a Investigação e uma Comunicação clara com a sociedade serão pilares fundamentais, enquanto a SPG se continuará a reafirmar como uma sociedade científica moderna, inclusiva e fortemente comprometida com a excelência da Gastrenterologia nacional.
Este mandato reforça o compromisso com uma abordagem abrangente e moderna da Gastrenterologia, valorizando a compreensão global do aparelho digestivo e a intervenção preventiva a nível nacional. A aposta em estratégias multidisciplinares e em inovação refletem a vontade da SPG de consolidar Portugal como referência em saúde digestiva.
Em suma, com uma visão orientada para o futuro, juntos contribuiremos para uma Gastrenterologia mais inovadora, inclusiva e acessível, construindo, assim, um futuro mais saudável e equilibrado para todos.
A Presidente