Pesquisa

Apresentação da Unidade Funcional de Doença Inflamatória Intestinal aos utentes da ULS Coimbra

A Doença Inflamatória Intestinal (DII) é uma entidade clínica complexa, imunomediada, com manifestações do foro digestivo e extra-intestinais, que condiciona diminuição da qualidade de vida e pode determinar enorme incapacidade.

Em Portugal, a sua prevalência tem registado um aumento considerável, podendo aproximar-se do referenciado para a generalidade dos países ocidentais (0,8% da população). 
A expansão das opções farmacológicas, mas também a, cada vez mais necessária, articulação médico-cirúrgica, enfatizam a necessidade da criação de uma Unidade Funcional que, permite a agregação horizontal de competências, condição mandatória para uma correta abordagem de patologias de elevada complexidade.

Apesar de existirem no País, em diversos hospitais, equipas multidisciplinares organizadas, em nenhum deles foi ainda implementada uma Unidade Funcional dedicada ao tratamento da DII, apesar das recomendações europeias e das solicitações das Associações de Doentes. Nesse sentido, foi criada a Unidade Funcional de Doença Inflamatória Intestinal da ULS Coimbra, integrando elementos do Serviço de Gastrenterologia e de Cirurgia Geral, sendo coordenada pela Dra. Sandra Lopes, gastrenterologista da ULS Coimbra.

Esta integração permite o acesso a instalações de internamento, hospital de Dia, unidade de endoscopia e serviço de urgência. Inclui além dos gastrenterologistas e cirurgiões colo-rectais, imagiologista e patologista de referência com experiência em DII, equipa de enfermagem com diferenciação em DII, nutricionista e farmacêutico dedicados a esta área. Dispõe de apoio preferencial dos Serviços mais frequentemente implicados nas manifestações extra-intestinais e complicações, nomeadamente Dermatologia, Oftalmologia, Reumatologia, Infeciologia e Psiquiatria/Psicologia.

No dia 24 de maio de 2024, nos Auditórios dos CHUC da ULS Coimbra, realizou-se a Sessão de Apresentação da Unidade Funcional de Doença Inflamatória Intestinal aos utentes da ULS Coimbra. Foi um espaço de partilha entre profissionais de saúde, doentes e ainda representantes das Associações de Doentes com DII.