Pesquisa

Entrevista à responsável pela SPG Jovem, Dra Teresa Pinto Pais

Temos o prazer de dar continuidade às nossas ”SPG em conversas” com uma conversa com a atual responsável pela secção da SPG, SPG jovem, a Dra Teresa Pinto Pais.

Cara Teresa,

O que é a SPG jovem?

A SPG jovem é uma secção da SPG cuja principal missão é envolver ativamente jovens especialistas e internos de Gastrenterologia nas atividades da sua sociedade nacional. Pretende-se fomentar uma relação de proximidade entre a SPG e os internos e jovens especialistas de Gastrenterologista, no interesse de ambas as partes, com o objectivo último de melhorar a formação e diferenciação em Portugal.

Quais são as atividades da SPG jovem?

Este grupo, composto por Internos de Formação Específica em Gastrenterologia e Recém-especialistas, terá como principais atividades: facilitar a comunicação entre os internos e jovens especialistas e a SPG, organizar ações formativas, organizar encontros-convívio, promover a elaboração de estudos multicêntricos, incentivar a realização de estágios formativos em instituições hospitalares nacionais e internacionais, dinamizar o seu espaço próprio, o site da SPG jovem, e articulação com a Young GI da United European Gastroenterology (UEG).

Destaca-se:

1º Curso SPG Jovem - Semiologia em Gastrenterologia

O primeiro curso organizado pela SPG jovem, dirigido aos internos de formação específica, começou num tópico tão essencial como basilar na sua formação. Decorreu entre Abril e Maio de 2022, num total de 16 temas, organizados em 4 módulos, em formato exclusivamente webinar. Contou com a participação de dezenas de jovens de gastrenterologia, com oportunidade de partilha de dúvidas e conhecimentos.

O caso clínico Desafios em Gastrenterologia – SPG jovem

Estão convidados a participar os internos e recém-especialistas de todos os Serviços de Gastrenterologia do país, através do envio de um caso clínico que represente um desafio diagnóstico, quer pela peculiaridade do algoritmo de investigação, raridade ou excepcionalidade de iconografia. O regulamento pode ser consultado no site da SPG jovem.

Partilha de testemunho

A partilha de experiências constitui um valor fulcral para optimização da formação e diferenciação em Gastrenterologia, em Portugal. Partilha a tua experiência em estágios formativos: em Unidades de Gastrenterologia nacionais ou internacionais, como interno ou recém-especialista, bem como a tua participação em Bolsas de Investigação. Envia-nos o teu testemunho!

Espaço SPG jovens da Semana Digestiva

A participação da SPG jovens a Semana Digestiva tem como objectivo constituir um espaço-convívio, informal e descontraído, para partilha de opiniões e discussão de assuntos relacionados com as necessidades dos internos e gastrenterologistas mais jovens.

O que devem fazer os jovens internos e especialistas para colaborar com a SPG jovem?

A SPG jovem está “a recrutar”...

Solicitamos a colaboração de 6 jovens internos ou recém-especialistas. Se estás interessado envia-nos uma carta de motivação. A coordenação do grupo SPG jovens irá selecionar as candidaturas, com distribuição equitativa pelo norte, centro e sul do país, e privilegiando anos mais avançados de internato.

Adicionalmente, há várias atividades na quais te podes envolver e coordenar. Consulta o site da SPG jovem, onde podes encontrar o regulamento deste grupo e o descritivo das nossas atividades.

Se tens alguma sugestão envia-nos igualmente para o correio electrónico, teremos todo o gosto em incorporar sugestões construtivas.

Quais são, para ti, os principais desafios do internato de Gastrenterologia e como pode a SPG jovem ajudar?

Penso que os principais desafios do internato de Gastrenterologia são a multiplicidade e diferenciação de temas clínicos e endoscópicos, com subsequentemente avanço técnico e tecnológico, não descurando a formação na Gastrenterologia básica e essencial. A incerteza da colocação após o internato, coloca mais do que nunca a necessidade de tornar o mesmo capaz de responder e se adaptar a qualquer exigência após. A SPG jovem tem por objetivo facilitar a comunicação entre as diferentes faixas etárias, e graus de diferenciação de carreira, entre os serviços de todo o país, nem que seja através dos mais jovens, como valiosíssimos “intermediários”.

Uma mensagem para o futuro?

O futuro de cada organização/sociedade depende do envolvimento ativo das pessoas mais jovens, que subsequentemente moldarão o futuro da organização.

Teresa Pinto Pais

Junta-te a nós...

spgjovem@spg.pt

https://www.spg.pt/spg-jovem/