Estimados colegas,
A Neurogastroenterologia é a área da Gastrenterologia dedicada às doenças do eixo cérebro-intestino e da motilidade digestiva. Inclui condições muito prevalentes, como a síndrome do intestino irritável, a dispepsia (má digestão), o refluxo gastroesofágico, a obstipação e a diarreia crónica, entre outras. Engloba também doenças de motilidade digestiva, como a acalásia, que têm um impacto profundo na qualidade de vida dos doentes.
É, portanto, uma área que alia ciência, clínica e humanismo, procurando compreender e tratar condições que afetam milhões de pessoas e que exigem uma abordagem multidisciplinar.
É com profundo sentido de responsabilidade e grande entusiasmo que inicio a presidência do Grupo Português de Neurogastroenterologia para o biénio 2025–2027. Para este ciclo, escolhi a palavra “integração” — integrar serviços, cruzar saberes entre diferentes disciplinas e reforçar uma comunicação aberta e empática, sempre com o objetivo de melhorar o cuidado aos nossos doentes.
Quero também reforçar e dar continuidade ao trabalho notável desenvolvido pelos anteriores presidentes, cujo legado de inovação, dedicação e visão ampliou os horizontes da nossa área e consolidou a identidade do nosso grupo.
Vivemos um tempo de grande transformação em medicina. A inovação tecnológica abre horizontes entusiasmantes, mas não devemos esquecer o essencial: o verdadeiro ato médico começa na forma como escutamos e comunicamos com os nossos doentes. É nessa aliança entre ciência e humanidade que queremos continuar a crescer.
Queremos igualmente estar mais próximos não só dos nossos associados, mas também do público em geral, apoiando de forma clara e dedicada as pessoas que vivem com doenças do eixo cérebro-intestino e da motilidade digestiva.
Muito obrigada pela confiança.
Mónica Velosa
Junho 2025