O Núcleo de Nutrição em Gastrenterologia (NNG) é uma secção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) com uma longa história, apesar de só ter sido formalmente constituído na Semana Digestiva de 2019. Desde sempre, a ligação entre a nutrição e as doenças digestivas foi evidente, não só para os médicos. Na verdade, em qualquer consulta de gastrenterologia estão presentes as questões dos doentes sobre a alimentação e a nutrição. Na clínica, é evidente o impacto nutricional da patologia gastrenterológica e, no sentido inverso, o impacto da alimentação na génese, evolução e sintomatologia das doenças digestivas. A ligação dos gastrenterologistas à nutrição surgiu naturalmente e há muito que estamos presentes nas Comissões de Nutrição e nas equipas de suporte nutricional dos hospitais. Na verdade, a Formação Avançada em Nutrição é uma das cinco áreas de super-especialidade reconhecidas pelo European Board of Gastroenterology and Hepatology. Contudo, entre nós a formação em nutrição é tradicionalmente diminuta e informal, quer durante o internato de formação específica na especialidade, quer para os especialistas ao longo da vida profissional.
Preocupados com esta situação alguns gastrenterologistas propuseram-se a contribuir para colmatar esta lacuna de formação. Associaram-se à Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) que, em Portugal representa a Associação Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN) e planearam um Curso de Nutrição em Gastrenterologia baseado em módulos do programa de formação Long Life Learning da ESPEN. O Prof. Jorge Fonseca por parte da SPG e o Prof. Lino Mendes por parte da APNEP desenharam um curso intensivo, com a duração de dois dias, capaz de incluir formação básica em nutrição, formação específica nas áreas da prática gastrenterológica. O curso incluiria um módulo de nutrição básica, vários cursos ESPEN (Nutrição Oral e Entérica no Adulto, Nutrição nas Doenças Digestivas, Hepáticas e Pancreáticas) e outras sessões. À volta deste projeto reuniu-se a equipa que viria a fundar o Núcleo de Nutrição em Gastrenterologia. A primeira edição do Curso de Nutrição em Gastrenterologia teve lugar no início de janeiro de 2017 e com tanto sucesso que todos os anos tem havido uma nova edição, com exceção de 2021 devido à epidemia de Covid-19.
Em 2019, o mesmo grupo de gastrenterologistas propôs-se a desenvolver um projeto mais ambicioso, com a criação de uma secção especializada da SPG. Formalizou-se a existência do Núcleo de Nutrição em Gastrenterologia e a sua primeira Direção, que incluiu o Prof. Jorge Fonseca, a Dr.ª Luísa Glória e os Drs. Tiago Cúrdia Gonçalves, Flávio Pereira e Gonçalo Nunes propôs-se a perseguir dois objetivos: formação e investigação científica. O primeiro, desenvolver a formação em nutrição dos gastrenterologistas, incluía manter o Curso de Nutrição em Gastrenterologia com periodicidade anual, calendarizado no início de cada ano, mas juntando-lhe dois cursos monotemáticos na primavera e no outono, com temas sempre renovados e, ainda, assegurar uma participação regular na Semana Digestiva com uma sessão sobre temas de nutrição em gastrenterologia. Assim, logo em 2019 o Curso de outono do NNG focou a Nutrição Parentérica
em Gastrenterologia e em janeiro o Curso de Nutrição em Gastrenterologia teve o maior sucesso de sempre. Foi, também, prevista uma bolsa de formação para centros de referência em nutrição avançada. O segundo objetivo definido foi desenvolver a investigação na área da nutrição em gastrenterologia. Tal poderia ser atingido através de bolsas e prémios para a investigação nesta área. Infelizmente, a implementação destas bolsas e prémios foi atrasada pela epidemia, bem como os cursos de primavera e outono que foram suspensos no início de 2020 e só foram retomados no outono de 2021, com o Curso de Nutrição nas Doenças do Pâncreas. Agora, ultrapassada a crise sanitária causada pela Covid-19, o Núcleo de Nutrição em Gastrenterologia está preparado para ser um importante instrumento de formação e de desenvolvimento científico da Gastrenterologia portuguesa.